Um dos maiores eventos para o varejo está chegando: saiba como a tecnologia pode te ajudar a se preparar
A Black Friday, uma das datas mais aguardadas pelo varejo, traz a expectativa de um 9% de aumento nas vendas em 2024. Com a praticidade do e-commerce, 43% dos consumidores preferem comprar online, o que exige que as empresas se adaptem para atender a essa crescente demanda.
A tecnologia, como sempre, é impulsionadora de experiências de compra excepcionais — e nesta Black Friday não será diferente. Novas tendências tecnológicas prometem transformar a forma como as organizações se posicionam no mercado e quem se antecipar, vai sair na frente, maximizar suas vendas e conquistar a fidelidade dos clientes.
Quer saber quais são as principais tendências tech para a Black Friday de 2024? Continue lendo!
Tendências tecnológicas para vender mais na Black Friday 2024:
O comportamento de compra está sempre mudando e, principalmente em datas como Black Friday e Natal, pode ser difícil prever as ações e desejos dos consumidores.
E é nessa hora que a tecnologia se torna indispensável — com ela não só é possível prever tendências de consumo, como também oferecer diferenciais competitivos para engajar e atrair cada vez mais clientes.
- Personalização da experiência do cliente
A palavra-chave do momento é personalização. Hoje, os consumidores estão ávidos por experiências de compra que compreendam suas necessidades e ofereçam produtos e serviços alinhados aos seus desejos. Utilizar dados de navegação e histórico de compras para oferecer recomendações específicas pode elevar significativamente as taxas de conversão.
Ferramentas de personalização, como algoritmos de recomendação combinados com Business Intelligence, Machine Learning e Analytics, permitem que as empresas criem ofertas sob medida, atendendo de forma eficaz às preferências individuais dos consumidores.
- Adoção do social commerce
Não é de hoje que as redes sociais se tornaram um poderoso canal para vendas online. Com a integração de lojas em plataformas como Instagram e Facebook, essa experiência se tornou ainda mais prática e conveniente para os usuários, permitindo que eles possam realizar as compras ali mesmo, sem sair das redes sociais.
Durante a Black Friday, campanhas com influenciadores e anúncios pagos nessas plataformas podem gerar um aumento considerável nas vendas.
- Experiências de compra omnicanal
A experiência de compra é, também, conversacional. Os consumidores desejam uma experiência fluida entre os canais, sejam eles online ou offline. Um atendimento omnichannel garante a redução de ruídos e informações cruzadas, além de agilizar a resolução de problemas e fidelizar o cliente.
Para além da parte conversacional, a omnicanalidade permite que o consumidor possa comprar online e retirar na loja ou vice-versa, o que oferece conveniência e aumenta a satisfação.
- Uso de inteligência artificial e chatbots
A inteligência artificial (IA) e os chatbots são essenciais para melhorar o atendimento ao cliente durante a Black Friday. Essas tecnologias podem responder perguntas frequentes, ajudar na navegação do site e fornecer recomendações personalizadas. Com o aumento no volume de interações, os chatbots aliviarão a carga da equipe de atendimento, melhorando a experiência do usuário.
- Estratégias conversacionais personalizadas
Utilizar dados para criar estratégias de marketing conversacional personalizadas estará em alta. Isso inclui enviar mensagens segmentadas com base no histórico de compras dos consumidores e oferecer promoções exclusivas via SMS ou e-mail. Incentivar os clientes a criarem listas de desejos pode ser uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento antes da Black Friday23.
- Segurança e monitoramento do Banco de Dados
Fraudes e vazamentos de dados podem se intensificar durante a Black Friday. Em uma era digital e acelerada como vivemos, os consumidores valorizam a transparência na hora de fazer seus pedidos e buscam empresas que tenham políticas para manter seus dados seguros.
A AR&CO é uma referência disruptiva nesse quesito, pois com a ajuda da Globalsys, eles conseguem fazer o monitoramento 24/7 dos seus bancos de dados, além de contratar um time N1 pronto para gerenciar os chamados, aliviando a carga dos demais times e suportando um volume estimado de 7.500 tickets.
A tecnologia impulsiona o sucesso da sua empresa
Como nos anos anteriores, espera-se que as vendas tenham um aumento considerável durante a Black Friday 2024. O diferencial é que este ano esse evento será impulsionado por inovações tecnológicas que transformam a experiência do cliente. Oferecendo um atendimento e uma jornada de compra personalizada, investindo no social commerce e na experiência omnicanal, utilizando a IA e chatbots devidamente treinados e se preparando para oferecer segurança durante a jornada de compra, sua empresa vai estar melhor posicionada maximizar suas vendas e conquistar clientes fiéis nesta data onde a concorrência é muito maior.
Quer saber como podemos te ajudar a aproveitar todas essas tecnologias?